Neste artigo, você saberá o que é a aprendizagem digital e as funções que um software LMS pode oferecer. Amplie os limites de seus cursos online, com a implementação dessas ferramentas educacionais.

O que é um software LMS?

O significado de LMS vem da sigla em English Learning Management System (LMS). É uma espécie de software profissional  voltado  para  a gestão da aprendizagem. Um LMS o ajudará a planejar, implementar e avaliar processos de aprendizagem, seja em uma instituição de ensino ou em uma empresa .

O objetivo do LMS é melhorar a gestão de um curso, através da utilização e aplicação de ferramentas e conteúdos digitais.

Um  software LMS  pode ser um programa que você baixa ou pode ser hospedado na nuvem, ou seja, na Internet.

Graças às suas funções, se você é um educador, poderá criar conteúdo digital para ministrar aulas virtualmente ou acessar calendários, agendamento de eventos, resultados de avaliações, entre outras funções.

Existem duas categorias principais de LMS:

  • Sistema LMS para escolas e universidades: utilizado para auxiliar na formação de novos funcionários, garantindo um acesso mais conveniente ao conteúdo de treinamento.
  • Sistema LMS para empresas: é usado principalmente para criar e entregar conteúdo digital para fins de aprendizagem. 

Contate-nos aqui para encontrar seu LMS

 

O que você pode fazer com um LMS, para que serve?

O objetivo principal do LMS Software é melhorar a qualidade de um curso, por meio de ferramentas de gestão do aluno, conteúdo, avaliações, design, etc.

Esse tipo de solução possui duas interfaces, dependendo de sua função. O administrador ou educador terá acesso a determinadas ferramentas, diferentes daquelas que o aluno terá acesso. Vamos ver cada um deles:

Funções oferecidas ao educador:

  • Crie e entregue conteúdo digital, com modelos e ferramentas predefinidos.
  • Projete conteúdo com imagens JPEG, PNG ou vetoriais; ou use vídeos em formato AVI e MPEG. As opções são infinitas
  • Monitore o progresso e o desempenho do usuário.
  • Personalize a experiência de aprendizado e treinamento online.
  • Gamificação: criação de estratégias de aprendizagem baseadas em uma narrativa lúdica. Ou seja, podemos criar conteúdo que se pareça com videogames.

Na imagem a seguir você verá a interface do administrador, para poder criar um curso do zero.

A partir desta seção, o administrador pode decidir as diferentes características que o curso terá. 

  • No Formato , você projetará as categorias do curso e como deseja que ele seja dividido.
  • No Appearance você pode decidir o idioma, se o aluno pode ver as notas e se deseja ser informado quando cada aluno entrar no sistema.

 

Outras funções que o educador pode decidir:

  • Se você quiser limitar o upload de arquivos para cada aluno, é quando o aluno é solicitado a fazer upload de um arquivo mostrando que fez o dever de casa.
  • Se você quiser que os alunos se dividam em grupos ou formem uma única comunidade.
  • Defina o design da interface: cores, fontes, modelos, etc.

Depois de ter esses primeiros dados definidos, você pode começar a estruturar cada tópico, atividade ou aula.

Na imagem abaixo, você verá um exemplo das atividades que você pode adicionar às suas aulas.

 

E esses são apenas alguns dos recursos do software LMS. O software profissional oferece esses recursos e muito mais, como:

  • Integre a plataforma LMS com outras páginas e software. Por exemplo: programas de RH, comércio eletrônico, faturamento, etc.
  •  Carregue cursos previamente criados por diferentes softwares de criação de conteúdo.

  • Faça videoconferências e aulas ao vivo.
  • Crie funções de: administradores, coordenadores ou professores com diferentes níveis de acesso.

  • Ferramentas de comunicação: chat, fórum, mensagens, LMS profissional oferecem múltiplas formas de diálogo.

  • Relatórios e acompanhamento: levantamentos, arquivos, dados de ligações de alunos, horários e demais relatórios de desenvolvimento do curso.

Vimos exemplos de como a interface de administração se parece e gerencia. Na imagem a seguir, você pode ver como seria a interface do aluno .

Se você quiser saber mais detalhes sobre as características de um Software de Gestão de Aprendizagem, pode visitar o artigo que nossa equipe desenvolveu.


O que é um software LMS?

Neste artigo, descreveremos as funções e benefícios de ter essa ferramenta em sua organização educacional ou empresarial.

 

gabriel mancuzo
Imagem de espaço reservado de Gabriel Mancuzo
4 de novembro de 2020, leitura de 4 minutos
 

Na hora de definir e gerenciar um curso educacional, recomendamos que você analise diferentes opções, para isso você pode entrar em contato com nossa equipe gratuitamente ou continuar aprendendo sobre o assunto.

Encontre um tipo de LMS adequado gratuitamente


Preço do software LMS e como escolhê-lo

Os preços do LMS variam dependendo principalmente dos tipos de licenças e do número de usuários (alunos) que utilizarão o sistema. Ao efetuar o pagamento, você encontrará opções de diferentes complexidades e funções.

  1. Quanto mais usuários, mais alto é o preço (é a principal variável do preço).
  2. Quanto mais recursos, maior será o preço.

Algumas plataformas podem ser baixadas gratuitamente, mas nem sempre é possível aprender a usá-las sem aconselhamento profissional.

O software pago oferece suporte técnico e interfaces realmente intuitivas, que permitirão que você inicie seu curso rapidamente. 

Planos Custo médio por usuário / aluno (em dólares)
Simples
Moderado 3-5
Avançado 5 e mais

 

Se você deseja saber mais detalhes sobre as principais soluções de LMS do mercado, visite o artigo que nossa equipe desenvolveu. Você encontrará descrições das ferramentas mais populares.


Ferramentas digitais para educação online
 
rita
Rita Arosemena, diretora de blog
Leitura de 5 minutos

Se você precisa saber mais sobre plataformas para criar cursos online , como implementar essas tarefas e os diferentes programas que você pode avaliar, não hesite em solicitar aconselhamento gratuito. Em questão de minutos você terá uma ideia mais clara das soluções que esses softwares podem lhe oferecer. 

Entre em contato com um especialista da CompareSoftware gratuitamente

Dicas para escolher o LMS certo

  • Considere os custos de implementação: a maioria das opções profissionais tem um período de instalação e treinamento para que você comece a trabalhar 100%. O suporte técnico em planos pagos geralmente é gratuito.
  • Defina claramente suas necessidades antes de fazer a cotação. O número de usuários é essencial, leve em consideração também a dinâmica e as necessidades da sua organização. Se, por exemplo, for uma empresa de varejo , você precisará de um software que permita agregar funções de Marca e poder realizar o treinamento adequado para os funcionários. Por outro lado, se sua empresa é um instituto de inglês para crianças, você deve descobrir opções que oferecem designs divertidos e lúdicos para seus alunos.
  • Leve em consideração a interface para que o administrador / professor possa gerenciá-la facilmente. A linguagem é importante, pois nem todos lidarão com os mesmos níveis de conhecimento.
  • Reserve um tempo e seja paciente para avaliar as diferentes soluções.
  • Da CompareSoftware , avançamos na revisão do software LMS principal, para podermos aconselhar as pessoas que estão na fase de pesquisa. Se você deseja que compartilhemos nossas informações com você, sinta-se à vontade para solicitar um consultor gratuito.

Solicite ajuda para cotar o software LMS

conclusão

A transformação digital e a tecnologia aplicada à educação definiram um novo ambiente de aprendizagem digital que está em constante mudança e apresenta desafios constantes. A verdade é que o software LMS ou Learning Management System será fundamental para se adaptar a este novo normal. Algumas ideias que resgatamos neste artigo:

  • Para escolher uma ferramenta de acordo com suas necessidades, pense nas funções que você precisa e na quantidade de usuários que acessarão o conteúdo. 
  • Um LMS lhe dará benefícios, como oferecer ao aluno controle sobre o tempo, local, modo e ritmo em que eles querem ou podem aprender.
  • Avalie diferentes opções e não hesite em consultar especialistas na área.

Em nosso Software LMS de comparação , você pode filtrar por diferentes tipos de recursos, idioma, recursos e preços.

Se necessitar de mais informações, recomendamos que contacte a nossa equipa para uma consulta gratuita.

Lista de soluções de IMS

Comentários de IMS

loading...
    loading...
    Loading