O que é Manutenção Industrial?

A manutenção industrial envolve todas as ações necessárias a serem aplicadas para preservar os ativos de produção industrial. Nesse sentido, o objetivo principal é manter em condições adequadas os ativos e/ou processos para atingir essa condição. Dito isto, as atividades passam por verificações, medições, substituições, ajustes e reparos. Além disso, a manutenção pode ser classificada como Manutenção Preventiva, Corretiva e Preditiva. Todas estas características aplicam-se aos activos físicos das instalações de produção, incluindo as infra-estruturas.

Software para Manutenção em Indústrias

Sabendo o que é a manutenção industrial, existem soluções capazes de realizar rotinas de manutenção. As rotinas começam pela configuração dos ativos e materiais envolvidos nos processos de produção industrial.
  • Turbinas
  • Equipamento de refrigeração
  • Fornos e Bombas
  • Sistemas de Transportadores
  • Equipamentos de embalagem, entre outros
Agora, uma vez que você tenha isso, você pode gerar um plano de manutenção para esses ativos. O monitoramento envolve inspeção, diagnóstico, localização de peças e serviço, dentro do tipo de manutenção a ser aplicada. Além disso, através do software você pode gerar ODT (Ordens de Serviço) para técnicos, com fluxos de processo padronizados. Conectando as necessidades de peças sobressalentes por ativo e vendo a rastreabilidade de Pedidos da geração ao fechamento. É importante notar que a maioria dos softwares de Manutenção Industrial atualmente operam como um serviço (SaaS)

Importância do Software de Manutenção Industrial

Percorrendo a manutenção de ativos nas indústrias e conhecendo as ferramentas que facilitam o trabalho, é impossível destacar a importância de ter esse software nas empresas. Nesse sentido, listamos alguns que podem ser críticos ao implementar o software:
  • Conhecimento da vida útil de um ativo, com informações históricas de manutenção
  • Otimização de custos (tempo, dinheiro, capital humano), por ter um sistema de organização de ativos.
  • Qualidade da manutenção devido à capacidade de ter documentação e melhores práticas de manutenção
Estar ciente disso pode se tornar o diferencial mais importante da competição.

Lista de soluções de Manutenção Industrial

Comentários de Manutenção Industrial

loading...
    loading...
    Loading